Título: Justiça nega mais duas ações da Universal
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 23/02/2008, O País, p. 12

Folha" obtém vitória no Paraná e no Acre.

SÃO PAULO. O jornal "Folha de S.Paulo" obteve ontem mais duas vitórias na Justiça contra fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), que estão processando o jornal e a jornalista Elvira Lobato sob a alegação de estarem se sentindo ofendidos com reportagens que mostraram o império empresarial montado pela igreja dirigida pelo bispo Edir Macedo. Os juízes das cidades de Cianorte (PR) e Tarauacá (AC) consideraram extintas as ações movidas por fiéis da igreja por entenderem que eles não têm legitimidade para representar a Universal.

No caso da decisão do juiz Fabiano Berbel, do Juizado Especial Civil de Cianorte, a "Folha" não chegou nem a ser citada. O juiz extinguiu a ação por falta de legitimidade do fiel Jackson Luiz Gonçalves de representar a igreja contra o jornal e a jornalista. A decisão do juiz foi tomada no fim de janeiro, mas somente ontem a "Folha" soube da sentença.

Com mais essas duas vitórias, segundo informou ontem o advogado da empresa, Orlando Molina, a "Folha" contabiliza sete cidades onde os juízes das primeiras instâncias já consideraram extintas as ações por falta de legitimidade dos fiéis. Além de Cianorte e Tarauacá, a Justiça já havia arquivado os processos nas cidades de Xapuri (AC), Acrelândia (AC), Teófilo Otoni (MG), Porangatu (GO) e Bataguassu (MS).

No entanto, como a Universal ingressou com 58 ações contra a "Folha", os advogados da empresa jornalística ainda aguardam as decisões de outros juízes da primeira instância para saber como se comportarão a partir de agora diante da decisão do ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu liminar suspendendo o efeito de 22 artigos da Lei de Imprensa.

De acordo com Molina, a "Folha" entende que a decisão do ministro leva à extinção de todas as ações com base na Lei de Imprensa.