Título: Líderes da base estão céticos sobre tributária
Autor:
Fonte: O Globo, 20/02/2008, O País, p. 10

Mantega, porém, diz confiar no Congresso para mudar sistema

BRASÍLIA. A nova proposta de reforma tributária do governo, que será apresentada amanhã ao Conselho Político e enviada ao Congresso dia 28, não entusiasma a base governista. Os líderes dos partidos aliados dizem que não será possível viabilizar o debate este ano. Mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ontem defendeu a proposta em reunião com empresários, disse confiar na sensibilidade do Congresso para mudar o sistema tributário:

- Não vi o discurso negativista (dos líderes), mas, quando eles conhecerem com mais detalhes a reforma tributária, ficarão mais entusiasmados e acreditarão em sua viabilidade.

Ele adiantou pontos da reforma: unificação de alguns tributos (PIS, Cofins, Cide, CSLL) e do ICMS, que passará a incidir no destino da mercadoria; além de desonerações para investimentos e exportações. Disse ainda que serão diminuídas algumas cumulatividades de impostos e garantiu que não será proposta a recriação da CPMF.

Líderes de partidos aliados ressaltam que uma reforma tributária só terá sucesso se houver grande entendimento, principalmente entre estados.