Título: Prévias tucanas ganham forma
Autor: Souto, Isabella
Fonte: Correio Braziliense, 30/04/2009, Política, p. 07

Comissão do PSDB que estuda regras para escolha do candidato define que estados terão pesos diferentes

O acordo entre os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra, em torno das prévias que escolherão o candidato do PSDB a presidente da República nas eleições de 2010 acelerou o processo dentro do partido. Na semana que vem, a comissão encarregada de definir as regras para a consulta partidária apresenta aos 15 integrantes da Executiva Nacional tucana documento com a proposta de regulamentação. A expectativa é de que ainda na primeira quinzena de maio a formatação da disputa interna esteja definida.

Tucanos de todo o país estão aptos a participar da votação, que terá um peso proporcional ao eleitorado de cada estado ¿ o que garante poder maior aos eleitores de São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do Brasil e estados dos dois pré-candidatos a presidente da República. O universo de votantes será definido apenas depois de um levantamento que estabeleça o número real de filiados ao PSDB, que pode chegar a 1,1 milhão de pessoas. Para confirmar os dados, a legenda fará recadastramento nacional nos próximos meses.

¿Antes da questão da fidelidade partidária havia um quadro de muita rotatividade. Vamos fazer agora o recadastramento para verificar o número real de filiados¿, afirmou ontem o secretário nacional do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro, coordenador da comissão montada para estudar a formatação das prévias. De acordo com o parlamentar, haverá o cuidado para que não sejam feitas novas filiações, na tentativa de evitar que pessoas entrem no partido interessadas apenas em participar das prévias e ajudar um candidato.

Resistência Na avaliação de Rodrigo de Castro as regras propostas não deverão encontrar resistência junto aos integrantes da comissão, até porque o grupo acatou várias sugestões apresentadas por integrantes do PSDB em diversos estados. ¿O processo deverá ser bem tranquilo, principalmente a partir da conversa entre os governadores Aécio Neves e José Serra¿, aposta o parlamentar. Anteontem, o governador Aécio Neves anunciou que nos próximos dias ambos devem se encontrar para discutir medidas comuns contra os efeitos da crise econômica nos estados.

Em duas reuniões recentes ¿ a última delas em Belo Horizonte, na segunda-feira ¿, Aécio e Serra acertaram que as prévias sejam realizadas entre dezembro e fevereiro ¿ o mineiro defendia a consulta entre setembro e dezembro. Por outro lado, o paulista aceitou iniciar de imediato as viagens pelo país para discutir a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com lideranças de várias regiões. Será realizada pelo menos uma viagem por mês em calendário que será definido pela direção nacional do PSDB.

Encontro Os presidenciáveis poderão estar juntos já no próximo dia 11, na Paraíba, onde o PSDB local organiza encontro que reunirá ainda tucanos do Rio Grande do Norte e Pernambuco. O tema é o fortalecimento do PSDB, a crise financeira mundial e as eleições de 2010. As prévias poderão ser pauta de debates no encontro. Aécio e Serra serão convidados para participar do evento.