Título: PT e PSDB não precisam ser inimigos
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2008, O País, p. 4

Governador de Minas defende entendimento entre governo e oposição.

BRASÍLIA. Após encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar de reforma tributária, o governador Aécio Neves (PSDB) também falou de eleições e disse que não haverá polarização com o governador de São Paulo, o também tucano José Serra, na disputa presidencial. Aécio se classificou como "uma peça de construção", e disse que candidatura é uma decisão coletiva. E defendeu um "projeto de país", citando a experiência entre PSDB e PT nas eleições para a prefeitura de Belo Horizonte.

- Serei sempre uma peça de construção. No Brasil já existem dinamitadores de pontes o suficiente. Quero me aliar aos construtores para que tenhamos condições, no futuro, de construir um projeto de país. PSDB e PT não precisam ser inimigos declarados toda a vida.

Ao ser perguntado sobre as resistências à aliança que quer construir com o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), para as eleições municipais, Aécio afirmou:

- Isso oxigena a vida política. Não acho que eu tenha de estar no campo oposto a figuras do PT com as quais me identifico.

Ele negou, no entanto, que pense em aliança em 2010:

- Não estou falando de aliança para 2010. Mas por que não mais adiante, em torno de propostas, não possamos estar juntos no Congresso? Assim como vim aqui dizer que a reforma tributária é importante, quem sabe amanhã setores do PT poderão apoiar propostas de um futuro governo do PSDB?