Título: Caminhões disfarçavam carga ilegal
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 26/02/2008, O País, p. 13

Veículos pareciam levar soja, milho e arroz; Ibama tenta se apropriar deles.

SINOP (MT). Os dois caminhões Volvo apreendidos ontem por fiscais do Ibama estavam cobertos com lona e pareciam caminhões graneleiros, que transportam produtos como soja, milho ou arroz. Mesmo sem toras de madeira aparentes, os fiscais desconfiaram.

- Se a gente for parar só os caminhões que rodam com toras à mostra, o trabalho não rende. Temos que ser insistentes mesmo - disse um fiscal.

O Ibama tentará se apropriar dos veículos. Mas os proprietários, antes mesmo do término do procedimento do Ibama, tentam reaver os caminhões na Justiça. Os dois veículos foram levados para o pátio da Polícia Militar em Sinop - o Ibama não dispõe de espaço próprio.

Dos 27 caminhões retidos da operação, um está numa área da Polícia Rodoviária Federal, dois na da Secretaria de Obras de Santa Carmem (MT) e quatro na da Polícia Militar. Os outros ficaram em poder dos próprios donos, que assumiram o papel de fiéis depositários. O Ibama negocia com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) um terreno próprio na região.