Título: CPI do Cartão: oposição marca prazo
Autor: Vasconcelos, Adriana; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 27/02/2008, O País, p. 4

PSDB e DEM esperam até hoje por acordo sobre comando da investigação

BRASÍLIA. A oposição decidiu esperar até as 14h de hoje para saber se o governo cederá ou não um dos cargos de comando da CPI Mista do Cartão Corporativo. Com o clima de radicalização, caso não haja acordo, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), se comprometeu a ler em plenário o requerimento que oficializa a criação de uma CPI exclusiva da Casa que fará uma investigação paralela sobre as denúncias de irregularidades no uso dos cartões.

Maior resistência parte do líder do governo na Câmara

A maior resistência à divisão do comando da CPI mista parte do líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (RS).

- Não joguei a toalha, mas a cada dia se consolida mais o direito do PMDB indicar o presidente da CPI - admitiu o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Em reunião de líderes do Senado, o líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), expôs as dificuldades para ceder a vaga de presidente da CPI para o PSDB:

- Eu já convidei o senador Neuto de Conto (PMDB-SC).

- Você quer dar uma festa na minha casa sem me avisar - retrucou, com ironia, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), defendeu Raupp, ressaltando que Virgílio estaria fazendo o mesmo, na medida em que pretende indicar um dissidente da bancada peemedebista para a vaga reivindicada pela oposição, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

- A vaga é minha e eu indico quem eu quiser. Tanto posso indicar o senador Jarbas, como a senhora, se Vossa Excelência aceitar - rebateu Virgílio.

A perspectiva de haver duas CPIs para investigar o mesmo tema preocupa os presidentes do Senado e da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

- Esse entendimento está virando uma novela, mas ainda espero que o capítulo final seja feliz. O pior quadro seria o de duas CPIs para tratar do mesmo tempo - desabafou Garibaldi.

- Eu trabalho com a hipótese de haver uma CPI só. Se não, vamos ficar na situação de uma CPI desautorizar a outra. O mais provável é a instalação da CPI mista - disse Chinaglia, que tenta convencer Fontana.

Mas, até o final do dia, o líder do governo estava irredutível.

- Eu sei que aconteceram muitas reuniões para discutir isso, mas até agora não tem novidade, o impasse continua - disse o relator indicado do PT, deputado Luis Sérgio (RJ).

Bancada do PMDB decide hoje sobre vaga

A bancada do PMDB deverá se reunir hoje para decidir se vai ou não ceder sua vaga de comando na CPI .

O autor do requerimento da CPI mista, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), disse que o nervosismo continuaria por mais 24 horas, quando Garibaldi decidiria se instalaria as duas CPIs.

- O sentimento do Fontana é que, com a divisão da presidência e relatoria, ele perderá o controle das investigações. Ele quer criar o roteiro de investigações dele. Acho que tem um receio muito grande que o atual governo seja atingido em cheio.