Título: Dilma pede prudência para julgar pedetista
Autor: Carvalho, Ana Paula de
Fonte: O Globo, 27/02/2008, O País, p. 9

"O governo tem de apurar; se só denunciar e você for tirando os ministros, fica complicado"

BRASÍLIA. O Planalto quer que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esclareça as notícias de que sua pasta repassou recursos a ONGs ligadas a aliados do PDT antes de começarem a funcionar. A situação de Lupi passou a provocar desconforto no governo, mas a ordem é não desgastar o ministro do partido aliado. Ontem, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) deu o tom do tratamento que será dispensado ao ministro: cautela. Diante do silêncio de Lupi, ela pediu prudência. Para Dilma, o governo não pode demitir ministros somente com base em denúncias.

A ministra afirmou que o governo está analisando o processo da Comissão de Ética contra Lupi, antes de Lula decidir sobre a sugestão de demissão. Segundo Dilma, a posição da comissão tem de ser avaliada com tranqüilidade, e o governo não vai se deixar influenciar.

- Tem de avaliar se é questão ética ou não. Tem de ser com prudência. Tem de tratar com menos fígado e mais racionalidade. O governo tem de apurar, porque, se só denunciar e você for tirando os ministros, fica complicado.

A comissão deve analisar denúncias publicadas no GLOBO de que Lupi teria favorecido pedetistas. O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, minimizou as denúncias e disse acreditar que Lupi terá como responder a elas.

- O ministro Lupi poderá responder a estas denúncias. O fato de uma denúncia sair publicada no jornal não quer dizer que alguém é criminoso.

Procurado pelo GLOBO, Lupi não retornou.