Título: Objetivo é reduzir filas
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 27/02/2008, Rio, p. 25

Presidente lembra perda de dedo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) inaugurada por Lula é a terceira a entrar em funcionamento. O objetivo do estado é tentar reduzir as filas nas grandes emergências já que tem capacidade para atender a 90% dos casos. Ao comentar a importância do projeto, Lula lembrou o drama que viveu ao perder um dedo quando era torneiro mecânico:

- O dedo não tinha amassado todo. Poderia ter deixado um cotoquinho, para coçar o ouvido. Mas era peão, estava vestido de macacão. Eram três horas da manhã e fedia a óleo. Acho que o cara que me pegou falou: "sabe de uma coisa, arranca logo o dedo desse peão". É assim que, muitas vezes, o pobre é tratado neste país. Não é diferente.

A unidade, porém, não deve dar fim às deficiências do sistema de saúde da região. O presidente do Conselho Distrital de Saúde de Campo Grande, Adelson Alípio, diz que é preciso que os postos de saúde da prefeitura tenham seus quadros de profissionais e insumos completados e a implantação do Programa Saúde da Família (PSF), concluída.