Título: Estado vai agilizar diagnóstico da dengue
Autor: Motta, Cláudio
Fonte: O Globo, 27/02/2008, Rio, p. 26

Médicos começam a receber treinamento na sexta-feira. Doença já provocou a morte de 15 pessoas este ano

Em decorrência do surto de dengue que atinge pelo menos 14 bairros da cidade e já provocou 15 mortes este ano, representantes dos governos municipal, estadual e federal se reuniram ontem à noite e definiram um plano de treinamento para os funcionários das unidades públicas serem capazes de fazer o diagnóstico da doença com mais rapidez. Os diretores das unidades serão os primeiros a receberem as aulas, ministradas por especialistas, na sexta-feira. A partir da semana que vem, será a vez dos médicos. Com isso, espera-se aumentar as chances de sobrevivência dos doentes.

¿ O treinamento é fundamental para reduzir o número de mortes por dengue. Pedimos ao município que mantenha mais postos de saúde funcionando 24 horas, principalmente nos finais de semana. Nós oferecemos motoboys para que os exames sejam analisados nos laboratórios dos hospitais estaduais ¿ disse o superintendente da Secretaria estadual de Saúde, Victor Berbara.

Crescimento da dengue em janeiro é de 523%

A Secretaria municipal de Saúde (SMS) atualizou ontem o relatório de incidência de dengue. Em janeiro, houve 6.296 casos, um número 523% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em fevereiro, já foram contabilizadas 2.047 pessoas com dengue, totalizando 8.343 nos dois primeiros meses do ano. A comparação entre janeiro e fevereiro ¿ embora o mês ainda não tenha terminado ¿ revela aumento da incidência em dez bairros.

Apesar das estatísticas oficiais, não é difícil encontrar focos de reprodução do mosquito da dengue nas ruas. Na Rocinha, que já soma 99 casos este ano e tem uma das maiores incidências da Zona Sul, há diversas caixas d¿água destampadas e incontáveis lajes que acumulam poças.

¿ Todo dia passo repelente nos meus filhos ¿ disse a moradora Maria Clara dos Santos.

A SMS alega que, desde o ano passado, realiza treinamentos. E também que possui sete postos de saúde funcionando 24 horas e dois carros para ir até as unidades municipais agilizar a coleta de exames de sangue.