Título: Lula cobra mais lealdade do PMDB
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 28/02/2008, O País, p. 4
Loteamento de cargos inclui criação de nova diretoria para a Petrobras
BRASÍLIA. O presidente Lula cobrou ontem do PMDB a fatura pelo loteamento de cargos no governo. Exigiu lealdade na defesa do governo e empenho na votação da reforma tributária. Em reunião com a presença de seis ministros peemedebistas e da cúpula partidária, Lula pediu interação maior entre os representantes do PMDB no governo e as bancadas do partido na Câmara e no Senado. Na avaliação de peemedebistas que participaram do encontro no Planalto, Lula deixou claro que não vai mais aceitar uma base fragilizada no Congresso. A intenção dele é fazer a mesma cobrança a todos os partidos da base.
Dentro da negociação de cargos no PMDB, teria sido acertado, segundo fontes da Petrobras, a criação de nova diretoria, a sétima, para cuidar dos negócios da companhia na área de biocombustíveis, hoje divididos entre as diretorias de Abastecimento, Gás e Energia, e na Área Internacional. A nova diretoria será ocupada por Nestor Cerveró, atual diretor da Área Internacional. Estão previstas ainda mudanças em três outras diretorias que deverão ser aprovadas na reunião do Conselho de Administração, na segunda-feira.
A reunião do Conselho foi adiada duas vezes, segundo fontes, devido à falta de acordo entre governo e oposição em relação aos cargos. Inicialmente a reunião, que também vai aprovar o balanço da Petrobras de 2007, estava prevista para amanhã. Depois, foi remarcada para hoje. Ontem, passou à próxima segunda-feira. Como a criação de uma nova diretoria levará tempo, pois implica alteração de estatutos, Cerveró, temporariamente, será nomeado assessor da presidência da empresa.