Título: Lorenzetti é convocado por CPI das ONGs
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 28/02/2008, O País, p. 4

Investida da oposição lista "aloprado", reitor da UnB e compadre de Lula

BRASÍLIA. A bancada de oposição na CPI das ONGs aprovou ontem a convocação do ex-churrasqueiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva Jorge Lorenzetti, um dos acusados da fracassada tentativa de compra de um dossiê contra políticos tucanos nas eleições de 2006. Em minoria, os oposicionistas aprovaram mais 45 requerimentos de convocações e pedidos de informações que podem obrigar setores da administração federal e do PT a dar explicações sobre negócios de ONGs com dinheiro público.

Entre os convocados estão o reitor da UnB, Timothy Mulholland, e o empresário Mauro Dutra, dirigente da ONG Ágora e compadre do presidente Lula.

Democratas e tucanos decidiram apostar todas as fichas na CPI. O PSDB escalou os senadores Tasso Jereissati (CE) e Sérgio Guerra (PE) para substituir Flexa Ribeiro (PA) e Lúcia Vânia (GO), mais tímidos no embate com o governo. Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a CPI pode se tornar mais forte que a do Cartão Corporativo.

- O PSDB vai investir alto nas investigações.

Os oposicionistas davam a CPI como emperrada. Sem quórum, não havia chances de aprovar medidas. Mas os senadores Sibá Machado (PT-AC) e Fátima Cleide (PT-RO) apareceram e aceitaram a votação de quase todos os requerimentos. Na primeira rodada, os governistas sofreram a derrota mais importante, a convocação de Lorenzetti, ex-dirigente da ONG Uni-Trabalho. A oposição venceu graças à decisão do relator Ignácio Arruda (PCdoB-CE) de se abster e do senador Jefferson Péres (PDT-AM) de votar pela convocação de Lorenzetti.