Título: FH: Lula cospe no prato que come
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 28/02/2008, O País, p. 8

Tucano reage à declaração de que ex-presidentes eram pés-frios

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reagiu com irritação aos comentários feitos pelo presidente Lula de que os ex-presidentes eram pés-frios porque, enquanto estiveram no cargo, não conseguiram equacionar a dívida externa, como acaba de acontecer. Para Fernando Henrique, Lula "cospe no prato que está comendo" e deveria ter mais respeito pelos ex-presidentes.

- É um insulto ao povo brasileiro. Porque o povo é que trabalhou para conseguir (pagar a dívida externa), e os governos anteriores também. Que ele seja pé-quente eu acho ótimo, porque nos ajuda. Agora, não precisa xingar os outros. O presidente Lula precisa se olhar um pouquinho, com mais respeito ao povo e àqueles que o antecederam. Fica feio. Todo dia cospe no prato que está comendo. Chega - disse, ao encerrar entrevista ontem à noite, no lançamento do livro "Cultura das transgressões no Brasil", do qual é um dos coordenadores.

Para Fernando Henrique, Lula deveria se preocupar com a ética em seu governo. Ao ser perguntado pelos jornalistas quais os conselhos que daria ao petista, disse que Lula "passa a mão na cabeça dos que falham":

- É melhor eu não falar (nos conselhos que daria) porque pode ser considerada uma coisa deselegante. E todo mundo sabe qual é a situação do governo. O que me preocupa não é a situação do governo, é a do Brasil. Acho que as pessoas já estão se acostumando tanto a escândalos que não há mais reação. Como é que nós saímos desta? Tem de dar algum jeito, tem de voltar a ter indignação. Governo é governo, a gente sabe como ele é. O presidente não liga para isso. Ele passa a mão na cabeça de todos os que falham em vez de distanciar-se de uma maneira frontal para mostrar o certo e o errado. Isso é grave.

O ex-presidente chamou de "politiquez" o fato de a CPI do Cartão investigar seu governo.

- Meu governo já saiu há cinco anos. Todo o material está na mão do governo atual. Se tivesse coisa errada já deviam ter visto antes. Isso não quer dizer que não vejam agora. Mas, se tiver errado, nunca sou solidário com falcatruas. Se tiver, lamento e que se puna. A Constituição diz que precisa ter um fato determinado para fazer CPI, não houve acusação. É política, é jogo político. A acusação que existe é no governo atual. Tem de verificar se vale ou não. Só no governo atual. Não houve nada a respeito do passado. É mera politiquez.

O ex-presidente voltou a defender o uso do cartão:

- É um bom instrumento, que foi mal usado. É um instrumento de controle. Agora, tirar uma enorme quantidade de dinheiro com o cartão não se justifica. Mas tem de olhar com cuidado para não misturar alhos com bugalhos, para não pensar que todo cartão está errado. Agora, evidentemente, quando se tem uma enorme quantidade de recursos em dinheiro, tem de explicar. Não pode ser. É uma irresponsabilidade.