Título: Acaba greve de policiais em Alagoas
Autor: Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 28/02/2008, O País, p. 8

Categoria, parada há sete meses, aceita reajuste proposto pelo governo

MACEIÓ. A Polícia Civil de Alagoas encerrou a greve que durou sete meses. A decisão saiu ontem, no fim da manhã, depois de uma assembléia. O presidente da comissão de negociação do governo, Júlio Bandeira, e o delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Alberto Reis, estiveram na reunião, mas não falaram com a imprensa. Ambos foram vaiados pelos policiais.

Depois de quatro horas de debate, e sem os representantes do governo, os policiais civis decidiram encerrar a greve.

¿ Vamos aceitar a proposta, que é miserável, mas em respeito à sociedade ¿ disse o diretor de planejamento do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol), José Carlos Fernandes.

A proposta aceita pelos grevistas é de aumento de 36,7% nos vencimentos, dividido em 18 meses. Além disso, suspensão das punições ¿ cortes de pontos ou demissão, por causa da greve ¿, pagamento do adicional noturno e extensão dos benefícios aos policiais aposentados.

¿ Creio que não haverá dificuldade em aceitar a suspensão das punições ¿ disse o secretário interino de Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, à noite.

Governo avalia hipótese de mutirão em delegacias

O secretário conversou ontem com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) sobre a estratégia a ser adotada pelos próximos dias, como um mutirão nas delegacias, para ¿recuperar o tempo perdido¿.

Estimativas do Sindipol e da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol) indicam que entre três mil e cinco mil inquéritos estão empilhados nas delegacias, sem investigação. O secretário interino será substituído, nos próximos dias, pelo delegado aposentado da Polícia Federal Paulo Rubim. Ele foi indicado ao governo do estado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De janeiro até ontem, ocorreram oito chacinas e 200 homicídios em todo o estado. O último desses crimes ocorreu ontem à tarde, a cem metros do Ministério Público Estadual. O policial civil Alfredo Pontes foi executado no bairro do Poço. Ele era acusado da morte do prefeito de Pilar, Egivaldo Pereira dos Santos, o Beto Campanha.