Título: Ingrid está muito mal
Autor:
Fonte: O Globo, 28/02/2008, O Mundo, p. 30

Ex-senadora tem hepatite e acha que será a última ficar livre

CARACAS. A ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que permanece seqüestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), está em péssimas condições de saúde e moralmente debilitada. As informações foram dadas ontem por alguns dos reféns libertados que estiveram com a ex-senadora nas últimas semanas.

- Ingrid está muito mal. Está física e moralmente esgotada. Temos que fazer uma imensa campanha para tirá-la de lá o mais rapidamente possível - disse o ex-deputado Luis Eladio Pérez, um dos quatro libertados ontem.

De acordo com ele, que esteve com Ingrid por alguns minutos 23 dias antes de ser liberado, ela tem hepatite e é mantida acorrentada em "condições subumanas".

A ex-deputada Gloria Polanco acrescentou que Ingrid acredita que será a última pessoa a ser libertada pela guerrilha.

- Trabalharemos sem descanso para conseguir a liberdade de todos os reféns. Mas particularmente a de Ingrid Betancourt, que está, neste momento, numa situação extremamente difícil - disse Polanco. - Como mulher, como mãe, mando uma mensagem a Ingrid Betancourt, que ficou na selva muito doente.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu ontem que o líder das Farc, Manuel Marulanda, leve Ingrid para um cativeiro perto do local onde ele esteja.