Título: CPI do Cartão atrasa; oposição investe na das ONGs
Autor: Vasconcelos, Adriana; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 29/02/2008, O País, p. 10

Petistas insistem em trocar relatoria da comissão pela presidência, e tucanos não aceitam, adiando trabalhos

BRASÍLIA. A polêmica em torno do uso dos cartões corporativos já se arrasta há um mês e meio, mas a CPI Mista, na melhor das hipóteses, só deverá começar a trabalhar dentro de 15 dias. Só dois partidos do Senado apresentaram indicações para compor a comissão: PMDB e PSOL. Governo e oposição se esforçam para mostrar interesse na apuração das irregularidades, mas ambos contribuem para atrasar a instalação da CPI do Cartão. A estratégia da oposição, agora, vai ser investir na CPI das ONGs, já em funcionamento.

A expectativa é que os demais integrantes da CPI sejam designados até terça-feira para que a comissão seja instalada. A investigação recairá sobre os governos do petista Luiz Inácio Lula da Silva e do tucano Fernando Henrique. A semana termina com nova batalha: a bancada do PT na Câmara rebelou-se diante do acordo fechado pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) ¿ de ceder a presidência da CPI ao PSDB ¿, e quer trocar a relatoria pela presidência.

Isso adiou a definição sobre o comando da CPI para a próxima semana. Os petistas esperam ter apoio do Planalto para a troca:

¿ Não é idéia fixa, nem questão de vida ou morte. Mas a bancada quer que diminuam as chances de manipulação para disputa política ¿ disse o líder do PT, Maurício Rands (PE).

Em visita ontem à Câmara, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, pregou o entendimento entre aliados da Câmara e do Senado, mas discordou dos petistas de que é melhor ter a presidência:

¿ Sempre aprendi que a relatoria era melhor.

Mesmo com a polêmica, o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) fala como relator e procura afastar a idéia de que foi indicado para proteger ministros de Lula.

¿ Deixei claro que não sou advogado de defesa de ministro, nem do governo Lula, nem de qualquer outro governo. Não aceito fazer papel de figuração ¿ disse Luiz Sérgio.

Os tucanos, que já indicaram a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), avisaram que não aceitam a inversão.

¿ O acordo foi feito. Se não vale, o líder do governo que comunique, que instalaremos a CPI no Senado. Estamos tendo paciência de Jó. Essa lengalenga é para não levar à apuração dos fatos ¿ disse o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).