Título: Nova urna confere digitais do eleitor
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 29/02/2008, O País, p. 11
TSE testará sistema antifraude em 3 municípios nas eleições de outubro
BRASÍLIA. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai testar este ano, em três municípios, um novo tipo de urna eletrônica que identifica o eleitor pela impressão digital. O novo sistema pretende impedir que uma pessoa vote no lugar de outra. As cidades escolhidas para o projeto-piloto, nas eleições de outubro, são Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado D¿Oeste (RO), todas com cerca de 15 mil eleitores. O tribunal planeja estender a experiência a todo o país nos próximos dez anos.
O sistema exigirá o cadastramento biométrico do eleitorado. De segunda-feira até 1º de abril, quem tem título eleitoral nesses três municípios deverá ir à Justiça Eleitoral para registrar suas impressões digitais e tirar uma foto. Na hora de votar, só será preciso pôr o dedo num sensor, que identificará o eleitor.
Caso haja problemas de identificação via sensor, os mesários poderão valer-se da fotografia. A ordem é que ninguém deixe de votar por causa de falhas técnicas. Em último caso, os mesários poderão autorizar o voto, desde que registrem o problema e orientem o eleitor a procurar a Justiça posteriormente.
Os títulos eleitorais não serão substituídos. Em cada cidade, 20 agentes da Polícia Federal vão cadastrar a população em regime de mutirão.
www.oglobo.com.br/pais