Título: Glossário
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 30/04/2009, Mundo, p. 36

SURTO Caracteriza-se pela ocorrência de determinada doença em números acima da média registrada em determinada população, em limite restrito ¿ um bairro, uma escola, um local de trabalho. Caso não seja contido, pode se tornar a antessala de uma epidemia.

EPIDEMIA É a ocorrência de contágio rápido e maciço em uma região determinada, porém por tempo determinado. Costuma decorrer do primeiro contato de uma população com um determinado agente infeccioso (vírus ou bactéria), para o qual não existem anticorpos desenvolvidos. Pode ser combatida com campanhas de vacinação. Exemplos mais marcantes: a peste bubônica, na Europa medieval, e a gripe espanhola, em 1918-1919.

PANDEMIA É uma epidemia de amplo alcance geográfico, atingindo um continente ou mesmo todo o planeta, caracterizada pela ocorrência de surtos epidêmicos em vários países, com multiplicação dos focos de contágio. Não implica necessariamente a morte de grande número de vítimas ¿ o que dependerá da maior ou menor letalidade da doença. O combate exige a adoção de medidas coordenadas entre as autoridades sanitárias nacionais. A peste medieval e a gripe espanhola são exemplos mais drásticos.

ENDEMIA É a ocorrência de uma doença em taxas estáveis e persistentes, em regiões determinadas, sem contágio progressivo e o alastramento que caracterizam os surtos e epidemias. É comum para males com baixa mortalidade, como a malária ou parasitoses intestinais. Endemias são enfrentadas com campanhas sanitárias regulares, bem como vacinação e outras medidas.