Título: Brasília se antecipa
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 30/04/2009, Mundo, p. 36

Secretário de Saúde visita embaixadas e coloca aparato médico à disposição. Caso suspeito no DF é descartado O secretário de Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho, mudou ontem a agenda para dar atenção às representações diplomáticas de alguns países com casos confirmados de gripe suína. Acompanhado da subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana, Carvalho visitou, durante a tarde, as embaixadas do México, da Nova Zelândia e do Canadá. A abertura de diálogo com nações em risco maior do que o Brasil coincidiu com o anúncio de que a Secretaria de Saúde do DF descartou a hipótese de uma mulher de 39 anos, internada na véspera no Gama, ter contraído o vírus H1N1.

Os encontros serviram para Carvalho e Disney reforçarem que a capital está preparada para receber mexicanos, neozelandeses e canadenses ¿ ou de qualquer outra origem¿ com possíveis sintomas da doença. ¿O Distrito Federal tem uma posição diferenciada no Brasil, por conta do trânsito de representações de vários países do mundo. As visitas, então, são uma maneira de a gente dizer que a Secretaria de Saúde do DF está à disposição deles e em permanente contato¿, afirmou o secretário.

Além da troca de telefones, Carvalho levantou a possibilidade de se realizar atendimentos médicos fora da rede pública de saúde brasiliense. Não se descarta a chance de equipes do órgão serem deslocadas para fazer atendimentos de emergência a estrangeiros em domicílio. ¿Caso haja necessidade, o serviço pode ser colocado à disposição. É uma maneira de evitar constrangimentos, reunir informações sobre sintomas e garantir a descoberta ou o descarte de algum caso vindo de fora¿, avaliou.

Carvalho e Disney começaram as visitas pela Embaixada do México. Foram recebidos às 14h30 pelo embaixador Andres Valencia. A conversa durou 40 minutos, e o diplomata demonstrou preocupação com o alastramento da gripe suína em seu país, onde há mais de 1.600 casos suspeitos ¿ 159 mortes estão sob investigação e sete tiveram como causa confirmada a gripe suína. Os mexicanos também admitiram o cancelamento de viagens por parte de turistas. Há no DF até 20 pedidos de visto por dia. No Rio de Janeiro e em São Paulo, 160. A tendência é de que os números caiam.

O segundo encontro ocorreu na Embaixada do Canadá, às 15h20. E o último, às 16h, na residência oficial da Embaixada da Nova Zelândia, no Lago Sul. Após as visitas, o secretário de Saúde voltou a dizer que não há necessidade de maiores temores no DF. Ele alertou que nem todo caso de gripe deve ser confundido com a doença. ¿Firmamos hoje um trabalho de cooperação para casos que eventualmente venham a ocorrer. Mas o mais importante é que não haja pânico entre a população¿, concluiu Carvalho.

Livre da doença A Secretaria de Saúde do DF descartou a possibilidade de existir um caso de gripe suína na capital. Até a noite de terça-feira, existia a chance de uma mulher de 39 anos ter contraído o vírus H1N1. Mas o resultado de exame revelou que a paciente, em observação no Hospital Regional do Gama (HRG), tem gripe comum. Ela reclamava de febre e dores pelo corpo, depois de ter contato com mexicanos durante um encontro evangélico, em Brasília. Diante da conclusão do laudo, a subsecretária de Vigilância à Saúde declarou o DF como área livre da gripe suína. ¿Não existe a doença no DF nem há casos suspeitos¿, resumiu Disney Antezana.