Título: Mais prevenidos do que a Europa
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 30/04/2009, Mundo, p. 36

¿Nós ficamos sabendo mesmo dessa gripe aqui.¿ Com essa frase, Aparecida e Luís de Jesus da Silva, casal que retornou ontem de uma viagem a passeio por Madri e Barcelona, mostrou que as medidas para evitar o alastramento da gripe suína no Brasil estão, aparentemente, mais adiantadas do que na Espanha, onde foi registrado o primeiro foco de contágio fora do México. Eles voltaram para Brasília com o voo direto que parte de Lisboa. Aparecida, servidora pública de 51 anos, e Luís, militar de 52, destacaram que ainda não há avisos sonoros sobre a pandemia nos aeroportos da Espanha e de Portugal. ¿Não tinha nada nos outros aeroportos, estava tranquilo¿, explicou Luís.

Apesar de o governo espanhol ter confirmado 10 casos de gripe suína no país, e de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter elevado ontem o alerta mundial sobre a gripe suína para o nível 5 ¿ que sinaliza pandemia iminente ¿, o casal não ficou com medo da contaminação. ¿Ela (Aparecida) viu a notícia em Lisboa dando conta de que houve dois casos suspeitos por lá, mas que depois de exames laboratoriais nada foi confirmado. Nem deu tempo de ficar com medo¿, contou o marido. A impressão que os dois tiveram durante a viagem foi de que ¿na Europa não tem nada, ninguém está sabendo disso¿. Ambos disseram não se lembrar de pessoas usando máscaras nas ruas das cidades, apesar das informações divulgadas pela mídia local.

O militar ressaltou que eles não foram avisados de nada relacionado à influenza suína até entrar no avião, onde receberam folhetos explicativos fornecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, durante o voo ¿ que chegou a Brasília às 15h53 ¿ os passageiros não receberam nenhuma informação adicional, algo que desagradou Luís: ¿Eles deviam avisar, não é?¿ O casal contou que não havia passageiros de máscaras, mas que, quando chegaram ao aeroporto, viram funcionários usando. ¿Servidores do aeroporto e da Polícia Federal estavam usando máscaras. Alguns até estavam usando luvas¿, destacou Aparecida. Fora do avião, os folhetos não estavam sendo distribuídos. Foram deixados em cima do balcão de desembarque doméstico, para quem quisesse pegar. Os avisos sonoros são repetidos de hora em hora.

Sem medo A administradora e estudante de ciências contábeis Tânia Alves, de 52 anos, embarcou para Lisboa no voo das 17h09, com duas filhas, uma de 29 e outra de 30 anos. As três foram a Portugal prestigiar a formatura da filha mais nova de Tânia, de 22 anos, que está concluindo o curso de Direito. A mãe da formanda assegurou não estar com medo de viajar e ser contaminada pelo vírus H1N1. ¿Não estou com medo, a gripe suína está aqui no Brasil também. Se a gente se contaminar, vai se contaminar aqui ou lá¿, argumentou.

Tânia disse que por enquanto não vai tomar nenhuma medida de prevenção, por achar que não será eficaz. Para ela, o melhor a fazer é tomar antivirais e descansar assim que surgirem os primeiros sintomas, antes mesmo de descobrir se é um resfriado simples ou a tão temida gripe suína. A administradora garantiu que em momento algum pensou em cancelar a viagem: ¿Nem posso cancelar: minha filha está se formando, eu tenho que ir¿.