Título: Hran pronto para surto
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 30/04/2009, Mundo, p. 36

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é o único da rede pública autorizado a receber pacientes possivelmente infectados pela gripe suína. A pessoa sob suspeita de portar o vírus causador da doença será encaminhada a uma sala de isolamento de pressão negativa ¿ o ar que circula no interior não passa para a parte externa, o que exclui o perigo de contaminação de outros pacientes internados no hospital.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal reservou ainda quatro leitos do Hran para a eventualidade de a capital ser atingida pela gripe suína. ¿A gente trabalha com a ideia de não ocorrer nenhum caso no Distrito Federal. Mas, caso venha a ocorrer, ninguém deve entrar em pânico, pois estaremos preparados caso haja algum paciente¿, afirmou a subsecretaria de Vigilância à Saúde, Disney Antezana.

Um andar no Hospital Regional do Paranoá também poderá ser usado para eventuais vítimas do vírus H1N1. A Secretaria de Saúde também comprou, nesta semana, 1,2 mil máscaras não descartáveis. Serão usadas por médicos e enfermeiros que se envolverem com o tratamento de possíveis doentes na capital do país.

Antes mesmo de o Ministério da Saúde recomendar que os estados se capacitem para enfrentar um possível surto da doença no país, o Hran já estava preparado. Desde a gripe aviária, que se alastrou em 2007, na Ásia, a unidade mantém uma Comissão de Vigilância Epidemiológica para as doenças originárias do vírus influenza. ¿Temos um quadro de médicos e outros especialistas preparados para esse tipo de situação¿, afirmou o peneumologista Paulo Feitosa.

Suspeita No fim da tarde, a direção do Hran fixou uma faixa no Pronto Socorro para orientar os pacientes que estiveram recentemente no México, Canadá e Estados Unidos a procurarem o box do Corpo de Bombeiros, instalado ao lado do departamento. A indicação, segundo um bombeiro, é que o paciente aguarde fora do prédio até que um médico equipado com máscara e roupa apropriada o atenda.

Ontem, um morador da cidade chegou ao Hran com suspeita de ter sido infectado pela gripe suína. Mário Antônio de Araújo retornou de Los Angeles há sete dias e apresentava todos os sintomas de uma gripe, mas os exames descartaram a possibilidade de ele estar infectado pelo H1N1. Em seu quadro clínico, a febre diagnosticada não era alta, como ocorre com a gripe suína. Após análise, ele foi liberado.

-------------------------------------------------------------------------------- A gente trabalha com a ideia de não ocorrer nenhum caso no Distrito Federal. Mas, caso venha a ocorrer, ninguém deve entrar em pânico, pois estaremos preparados

Disney Antezana, subsecretária de Vigilância à Saúde