Título: Carne: das 106 fazendas liberadas, 87 estão em MG
Autor:
Fonte: O Globo, 29/02/2008, Economia, p. 30
BRASÍLIA. A localização das propriedades que, desde a última quarta-feira, estão autorizadas a exportar carne bovina in natura para a União Européia (UE), deve causar polêmica entre os pecuaristas. Do total de 106 fazendas liberadas, 87 estão em Minas Gerais. O restante está distribuído em quatro estados: 11 no Rio Grande do Sul; duas em Goiás; quatro em Mato Grosso; e duas no Espírito Santo.
O Ministério da Agricultura não comentou a lista, que no entanto foi confirmada pelo secretário de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.
Esta alta concentração deve reforçar o argumento de alguns pecuaristas, liderados pelo deputado da bancada ruralista de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), no mandado suspensivo que deverá ser apresentado à Justiça a qualquer momento contra a homologação da lista pelo Ministério da Agricultura. O tamanho da relação aprovada pela UE, de apenas 106 em um universo de cerca de cinco mil propriedades que, para o governo, teriam condições de se habilitar a exportar para a Europa, já vem sendo alvo de protestos da parte do pa