Título: Programa vai treinar até 14 milhões
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 29/02/2008, Economia, p. 33

BRASÍLIA. O programa de qualificação profissional que o governo federal patrocinará em associação com entidades da construção civil treinará entre dez milhões e 14 milhões de trabalhadores, a maior parte ainda em 2008, informou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ele se concentrará nas regiões das obras listadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de modo a evitar a migração e não esvaziar economicamente os municípios após a conclusão dos empreendimentos.

Os beneficiários do programa Bolsa Família terão prioridade, conforme Dilma antecipou ao GLOBO no domingo. Segundo a ministra, o formato do projeto - capitaneado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat) - ficará pronto em cerca de 60 dias. Parte dos recursos virá do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

- Para evitar forte migração (para os locais das obras do PAC), o programa vai contratar pessoas que morem há ao menos um ano no local - disse.

Dilma acha que todos as localidades do país serão beneficiadas:

- O setor que mais vai crescer é a construção civil pesada.