Título: Requião: briga com presidente do Paraguai
Autor:
Fonte: O Globo, 01/03/2008, O País, p. 15
Governador, chamado de corrupto, apóia opositor de Nicanor.
CURITIBA. Em campanha explícita de apoio à candidatura de Fernando Lugo à presidência do Paraguai, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB-PR), reagiu ontem às críticas do presidente paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, que o chamou de "corrupto de corpo e alma, que trafica com a soja e controla os grandes círculos de contrabando na fronteira", em entrevista a uma emissora paraguaia.
- Recomendo ao Nicanor que fique quieto, não diga tonterías (besteiras) e entregue tranqüilamente a Lugo o governo - disse Requião.
Esta é a segunda vez que Requião é acusado de corrupção por autoridades paraguaias. Da primeira, o senador Hermínio Chane, em entrevista a uma rádio do Paraná, havia acusado o governador de ser traficante de drogas, de fazer lavagem de dinheiro e contrabando de soja.
- Isso não pega no Paraná. Nasci em Curitiba, sempre morei no Paraná, tenho 67 anos e o povo paranaense me conhece - defendeu-se Requião.
Além do apoio verbal, o presidente do Paraguai acusa Requião de financiar parte da campanha presidencial de Lugo. As acusações são reforçadas com as 11 viagens feitas pelo secretário da Comunicação Social do Paraná, Airton Pisseti, ao país vizinho de setembro do ano passado a fevereiro deste ano.