Título: Participação dos jornais na verba de publicidade voltou a crescer em 2007
Autor: D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 03/03/2008, Economia, p. 20

Fatia atingiu 16,3% do total no ano passado. Receita subiu para R$3,1 bi.

SÃO PAULO. A participação dos jornais nos investimentos publicitários no país voltou a crescer em 2007, depois de sete anos em queda. Números do Projeto Inter-Meios, coordenado pelo grupo Meio & Mensagem (M&M), mostram que no ano passado o faturamento dos jornais com anúncios e classificados cresceu 15,2% em relação a 2006, atingindo R$3,1 bilhões. Com isso, a participação do veículo jornal nos investimentos totais dos anunciantes em mídia foi de 16,3%, fatia maior que os 15,5% do ano anterior.

Embora tenha se mantido na segunda posição entre os veículos que mais faturam com anúncios no país, atrás apenas das emissoras de TV abertas, os altos e baixos da economia vinham fazendo os jornais perderem espaço no bolo publicitário nacional desde 1999, quando o segmento chegou a deter 23,35% dos investimentos em mídia no país.

Antonio Athayde, diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), atribuiu essa retomada às mudanças empreendidas pelos veículos nos últimos anos.

- Além da oferta de cadernos e conteúdos diferenciados, de uma maneira geral, os jornais modernizaram suas áreas comerciais, simplificaram tabelas de preços e melhoraram o atendimento aos anunciantes e às agências. O resultado está sendo colhido agora - diz Athayde.

A melhoria do poder de compra da população, propiciada pela retomada do crescimento econômico, ressalta Athayde, também ajudou. Tanto que 2007 também foi o ano em que a circulação dos jornais deu um salto importante. Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), as vendas de jornais cresceram em média 11,8% no ano passado, ante uma expansão de 6,5% em 2006.

José Carlos de Salles Neto, presidente do grupo Meio & Mensagem, diz considerar a recuperação dos jornais o grande fato do mercado no ano passado. Segundo ele, o aquecimento dos negócios nos setores imobiliário, automobilístico e de varejo foram determinantes à retomada de participação de mercado pelos jornais.

- Esses setores têm no jornal uma mídia altamente qualificada - observa.

A tendência, diz Salles Neto, é que os investimentos publicitários em jornais continuem crescendo acima da média do mercado. O volume de recursos movimentados pelo setor publicitário (quem além dos investimentos em mídia, inclui os custos de produção dos anúncios e a remuneração das agências) continua crescendo acima da taxa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2007, foram R$26,07 bilhões, um avanço de 9% sobre 2006. Foi o sétimo ano consecutivo de expansão do mercado publicitário brasileiro.

Participação do setor deve chegar a 1,05% do PIB

Segundo projeção do Inter-Meios, a participação do setor publicitário no PIB deve ficar em 1,05% em 2007, a maior desde o ano 2000, quando o mercado publicitário respondeu por 1,09% dos bens e serviços produzidos no país. Diante das perspectivas de que o país mantenha este ano o mesmo ritmo de expansão econômica, Salles Neto, do M&M, estima que o mercado publicitário cresça entre 9% e 10%.

- Se a economia crescer como se prevê, o faturamento do meio jornal deve aumentar entre 12% e 15% este ano, tendo participação ainda maior no bolo publicitário.

As TVs abertas continuam sendo os veículos que mais faturam com propaganda no país. No ano passado, o faturamento das emissoras abertas com anúncios cresceu 8,7%, para R$R$11,25 bilhões, ou 59,2% dos investimentos totais em mídia.