Título: Gabeira aceita ser candidato a prefeito do Rio
Autor: Lamego, Cláudia
Fonte: O Globo, 04/03/2008, O País, p. 8

Deputado se apresenta à Frente Rio, que tem PSDB, PV e PPS, e enfrenta resistência de pré-candidato tucano

Em reunião ontem da Frente Rio, formada por PSDB, PPS e PV, o deputado federal Fernando Gabeira avisou que aceita ser candidato a prefeito do Rio este ano. No PSDB, apesar do apoio do ex-governador tucano Marcello Alencar, Gabeira enfrenta a resistência de um dos pré-candidatos à prefeitura, o deputado federal Otávio Leite. Os outros dois pré-candidatos, a vereadora Andréa Gouvêa Vieira e o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, já demonstraram que aceitam Gabeira como cabeça de chapa, numa aliança em que o PSDB pode entrar com o vice.

- O Gabeira apresentou o nome dele hoje. Esta semana, vou me dedicar a algumas conversas políticas com líderes nacionais, como José Aníbal, Alckmin, Arthur Virgílio, Sérgio Guerra. Vamos ter uma série de reuniões também com a minha base no partido. Meu nome não é um projeto pessoal, é um movimento de defesa de bandeiras. A Frente precisa se fundamentar em propostas concretas, não adianta só o estado de espírito - disse Otávio Leite.

Na próxima segunda-feira, o PSDB se reúne para decidir oficialmente se aceita Gabeira como candidato. Andrea Gouvêa Vieira defendeu a indicação do deputado e disse que aceitaria ser sua vice, ressalvando que este assunto será decidido apenas numa segunda etapa:

- Se a frente achar que tenho o nome que agregue, por ser mulher e vereadora, já que a eleição é municipal, tenho interesse em ser (vice). Tive três anos muito combativos na Câmara Municipal, acompanhei o Orçamento da prefeitura, conheço bem a sua situação financeira. Tenho vontade de ir para o Executivo e o apoio de muitos vereadores, que já se manifestaram a meu favor. É natural que o PSDB dê a vice, mas estamos numa frente e há outros partidos que poderão se juntar a nós.

Marcello Alencar defende candidatura de Gabeira

Luiz Paulo não quis comentar se abriria ou não mão de sua pré-candidatura, mas afirmou que não se pode priorizar projetos pessoais nem impor aos outros partidos nomes que não sejam consenso. Segundo ele, a frente é uma "salvação para o Rio":

- Essa é uma frente com alguns princípios claros, que vai fazer uma campanha limpa, tanto no aspecto de limpeza da cidade quanto na transparência financeira. Quem vencer, vai colocar nos cargos pessoas competentes, não por indicação política.

A próxima reunião da frente será na terça-feira, um dia após o encontro do PSDB.

- Coloquei minha candidatura, disse que estou aberto e que examinassem essas condições. Na próxima terça-feira, voltaremos a conversar - disse Gabeira.

Marcello Alencar, que aprovou a candidatura de Gabeira, disse que a aceitação de seu nome surgiu de uma "média aritmética" de opiniões no partido. E elogiou a formação da frente:

- A frente vem com vontade de servir à cidade do Rio, de devolver a auto-estima do povo.

Alfredo Sirkis, que era o pré-candidato do PV até a decisão de Gabeira, disse esperar que tudo esteja resolvido até a próxima terça-feira. Segundo ele, no PPS não há resistências a Gabeira e, no PSDB, até Otávio Leite deve aceitar a decisão da Frente Rio.