Título: PT antecipa prévias para 16 de agosto
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 05/05/2009, Política, p. 06

Diretório regional do partido opta por realizar a escolha do candidato da legenda ao Governo do DF ainda em 2009. Decisão contraria interesse da Executiva nacional de priorizar alianças pró-Dilma Rousseff

Em reunião na noite de ontem, 31 dos 39 integrantes do diretório regional do PT presentes no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) votaram a favor da antecipação da escolha do candidato do partido ao Governo do Distrito Federal. Ficou definido que haverá prévias, com a participação de todos os filiados que quiserem votar, em 16 de agosto, quando a legenda deverá anunciar se lançará o deputado federal Geraldo Magela ou o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz na disputa pelo Executivo local.

Com 47 membros, o diretório do PT-DF tomou uma decisão por ampla maioria. Entre os petistas que estavam na reunião, 13 queriam a realização da consulta até o dia 30 de junho. Outros 18 votaram a favor das prévias em agosto. Apenas oito integrantes da direção defenderam a manutenção do calendário previsto no estatuto do PT, segundo o qual a decisão sobre as candidaturas majoritárias só ocorrerá em fevereiro do próximo ano, depois de um grande encontro nacional do partido em que serão definidas as alianças nacionais para a sucessão presidencial. Os adeptos dessa tese minoritária são aliados de Magela. No final da reunião, eles anunciaram que pretendem recorrer à direção nacional.

O presidente do PT-DF, Chico Vigilante, disse que já conversou sobre o assunto com o deputado Ricardo Berzoini (SP), que comanda o partido nacionalmente, e acredita que a decisão será mantida pela cúpula do PT. Vigilante esteve com Berzoini há dois dias, acompanhado da líder do partido na Câmara Legislativa, Érika Kokay. A votação de ontem foi possível graças a um acordo entre a Articulação e a esquerda do PT. A maioria dos petistas acredita que a indefinição coloca o partido em situação de desvantagem em relação aos dois nomes com melhores posições nas pesquisas de opinião: o governador José Roberto Arruda (DEM) e o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB).

A antecipação de definições de candidaturas, no entanto, não é consenso no PT. O partido trabalha para fechar em todos os estados e no Distrito Federal as alianças mais vantajosas para a eleição da provável candidata do PT à Presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na semana passada, em entrevista ao jornal Zero Hora, Berzoini disse que no Rio Grande do Sul, onde o ministro da Justiça, Tarso Genro, é o nome mais forte do PT para concorrer ao Palácio do Piratini, qualquer definição de candidatura antes de fevereiro de 2010 é ¿informal¿.

Significa que no Rio Grande do Sul, como no Distrito Federal ou em qualquer outra unidade da federação, não estão descartadas intervenções que favoreçam outros partidos da base do governo Lula que ofereceram um palanque forte para Dilma. Os aliados de Magela apostam nessa posição nacional para defender que as prévias não terão validade oficial. ¿Estamos chamando a consulta de prévias políticas porque vão mostrar a vontade do partido¿, explica Vigilante, que é defensor da candidatura de Agnelo. ¿No dia 16 de agosto, o PT-DF vai anunciar o candidato preferido de sua militância¿, afirma.

Agnelo e Magela disputam a indicação do partido desde o ano passado, quando o ex-ministro do Esporte deixou o PCdoB para se filiar no PT, já com planos de se candidatar a governador. Em 2006, Agnelo também tentou concorrer ao GDF, mas não conseguiu apoio porque o PT fez questão de indicar a cabeça de chapa. A petista Arlete Sampaio disputou o Executivo e o então comunista concorreu ao Senado. Por conta da boa performance contra Joaquim Roriz (PMDB), quando obteve mais de 40% dos votos, ele passou a brigar para se viabilizar em 2010. Esse, aliás, é um de seus principais trunfos. Magela, por sua vez, também ostenta no currículo um bom desempenho contra Roriz, em 2002, quando perdeu as eleições por uma diferença de apenas 16 mil votos.