Título: PMDB leva mais um cargo
Autor: Ordoñez, Ramona; Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 04/03/2008, Economia, p. 17

Jorge Zelada ocupará a diretoria internacional da estatal

O PMDB conseguiu mais um importante cargo no alto escalão do governo federal. Ontem, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou Jorge Luiz Zelada para diretor da Área Internacional da estatal, no lugar de Nestor Cerveró. Zelada é funcionário de carreira da Petrobras há 27 anos, e acumulava dois cargos de gerente-geral. O PMDB brigava por uma diretoria, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vinha tentando emplacar Zelada.

O Conselho aprovou, ainda, a criação de uma subsidiária para biocombustíveis. Não se decidiu quem presidirá a nova empresa.

O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, após anunciar o resultado da companhia, explicou que o Conselho também deu aval para Cerveró ocupar a diretoria financeira de uma subsidiária, a Petrobras Distribuidora (BR), que estava vaga.

Continuam pendentes as possíveis mudanças nas diretorias de Exploração e Produção (E&P) e de Abastecimento. O atual diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, apoiado pelo PMDB e pelo PT, poderá ir para a diretoria de E&P, substituindo Guilherme Estrella. Para o lugar de Costa, iria Alan Kardec, que conta com o apoio de diversos partidos, inclusive o próprio PMDB, o PCdoB e o PTB, e de sindicalistas. (Ramona Ordoñez)