Título: PDT pede sua saída, mas Lupi insiste em ficar
Autor: Camarotti, Gerson; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 06/03/2008, O País, p. 9

Pressionado por pedetistas, ministro diz que vai se encontrar com presidente da Comissão de Ética, antes de se decidir

BRASÍLIA. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, sofreu ontem o primeiro revés na sua luta para se manter no governo e na presidência do PDT. À noite, numa reunião da executiva do partido marcada pelo constrangimento e pela cobrança de alguns pedetistas, ele sinalizou que deverá ceder à recomendação da Comissão de Ética Pública e optar entre continuar ministro ou dirigente partidário. Ao final do encontro, Lupi demonstrou que passará a presidência do PDT para um aliado, mas não explicitou quando fará isso.

Ao final da reunião, Lupi disse que vai marcar um encontro com o novo presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Sepúlveda Pertence.

- Vou procurar o ministro Sepúlveda. É um tipo de relação diferente, pela envergadura dele. Vou procurar convencer ou ser convencido, é da democracia. E, antes de qualquer decisão, vou consultar meus colegas de partido - disse Lupi. - O prazo é o que traga o menor prejuízo no exercício da minha função, das duas funções. Não depende de mim, depende do ministro Sepúlveda me receber. Ele é um homem de bem. Não é como alguns que têm qualquer outros interesses.

A reunião de ontem foi marcada para que o ministro tivesse respaldo para uma saída honrosa. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já lhe pediu que opte por um dos cargos.

- Vou buscar o melhor caminho para o partido e para o presidente Lula, a quem devo lealdade. Os caminhos vou encontrar caminhando - disse Lupi.

Osmar Dias pede a Lupi que se licencie

Para a cúpula do PDT, não há mais como Lupi acumular os cargos. O ministro foi cobrado na reunião. O senador Osmar Dias (PR) era um dos mais preocupados com o desgaste do PDT.

- Fiz a sugestão (para que Lupi se afastasse). Deixei claro que era melhor ele se licenciar. O partido está sendo atingido por essas denúncias. O PDT é um partido que nasceu da ética, passou limpo pelo mensalão e agora tem que enfrentar isso? Ele, Lupi, vai dormir ministro e presidente do PDT, mas vai refletir - disse Dias.