Título: Cúpula tucana apóia candidatura de Gabeira
Autor: Lamego, Cláudia
Fonte: O Globo, 06/03/2008, O País, p. 10

Deputado recebeu telefonema de Serra e se reunirá com Aécio; no Rio, Otávio Leite ainda briga para ser o candidato

O deputado federal Fernando Gabeira (PV) recebeu ontem o apoio de parte da cúpula tucana para sua candidatura a prefeito do Rio pela frente que reúne também o PPS. Gabeira se reuniu com Sérgio Guerra, presidente do PSDB, e o secretário-geral do partido, Rodrigo de Castro, e disse ter sido recebido com "bastante entusiasmo". O deputado recebeu também um telefonema de apoio do governador de São Paulo, José Serra, e vai se reunir amanhã, em Belo Horizonte, com Aécio Neves.

- Quem vai comunicar a decisão oficial é o PSDB no Rio. Mas, nacionalmente, há um grande entusiasmo pela minha candidatura. Existe ainda uma série de questões do ponto de vista programático para serem resolvidas, mas tudo está se encaminhando bem - disse Gabeira.

O secretário-geral do PSDB, o deputado federal Rodrigo de Castro, disse que há uma "grande simpatia" no partido pela candidatura de Gabeira. Essa seria também a opinião de Sérgio Guerra. Segundo Castro, o partido tem que entrar com humildade nas negociações da frente e não impondo nomes.

- Se for essa a decisão (a candidatura de Gabeira), vamos trabalhar com bastante entusiasmo. Em respeito a nossos pré-candidatos, quem vai decidir mesmo é o diretório regional. Só defendemos que uma candidatura com a frente é mais forte que uma isolada - diz Rodrigo de Castro.

No Rio, no entanto, o deputado federal Otávio Leite, um dos pré-candidatos do partido a prefeito, ainda tenta resistir à idéia. Leite - que foi um dos pivôs da briga do PSDB com a ex-deputada Denise Frossard em 2004, quando a juíza era pré-candidata tucana à prefeitura, mas ele acabou costurando uma aliança com Cesar Maia, sendo eleito como seu vice, - briga pela sua candidatura:

- Eu prego a importância do partido ter candidatura própria, para que possa construir uma identidade partidária. Essa é a diretriz do diretório nacional. Não estou advogando rupturas, mas entendimentos. O partido, para ter torcida, tem que entrar em campo. A precipitação às vezes é uma má companheira.

O deputado tem o apoio de alguns vereadores na cidade, que temem ter dificuldades de levar Gabeira como candidato às suas bases eleitorais, mais populares. Mas, na cúpula estadual, ele está praticamente isolado. O ex-governador Marcello Alencar e o presidente regional do PSDB, José Camilo Zito dos Santos, que é candidato a prefeito em Duque de Caxias e foi o deputado estadual mais votado do PSDB no estado, apóiam Gabeira.

- Sou totalmente favorável (a Gabeira). Isso não é o momento de dar prioridade a projetos pessoais. Temos que deixar os melindres e a vaidade pessoal de lado e mostrarmos o nosso amor pela cidade - disse Zito.

Sobre a resistência de vereadores a Gabeira, a vereadora Andrea Gouvêa Vieira diz que será resolvida, já que eles já têm seus redutos e não dependeriam tanto do candidato majoritário para conseguirem se eleger.