Título: Traficante é flagrado perto de onde Lula estará
Autor: Goulart, Gustavo
Fonte: O Globo, 06/03/2008, Rio, p. 23
Bandido armado vigiava ponto no Complexo do Alemão a um quilômetro do local do palanque para lançamento do PAC
Dois dias antes da ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao palanque em frente ao Complexo do Alemão, em Ramos, a presença de um bandido armado, aparentemente com um revólver calibre 38, demonstrava ontem que o tráfico continua em atividade às vésperas da cerimônia de lançamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A solenidade terá um grande aparato do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, além da presença de agentes do estado.
O traficante armado foi flagrado de manhã, por um fotógrafo do GLOBO, sentado numa cadeira de plástico vermelha, junto a um poste na Rua Aristóteles Ferreira, exatamente a um quilômetro de onde ficará o palanque, no Largo do Itararé.
A via dá acesso à Estrada do Itararé, que leva ao largo onde o presidente falará sobre as obras do PAC. Na esquina com a Itararé, dois agentes da Força Nacional de Segurança estavam de prontidão, mas sem ver o traficante, que parecia agir na contenção de operações da polícia. Ao avistar o fotógrafo, o traficante ergueu-se para puxar a cadeira para trás do poste, deixando a arma à mostra. Pouco tempo depois, um rapaz com cabelos cortados como os dos jovens que prestam o serviço militar apareceu e manuseou o revólver. Até que o traficante o puxou com rispidez, para que saísse do campo de visão do fotógrafo.
Tiro de revólver pode percorrer 400 metros
Informada sobre o flagrante, a assessoria de imprensa da Presidência declarou que a segurança do órgão está trabalhando com as forças do Estado do Rio, \"para que o evento ocorra com tranqüilidade, sem risco para as autoridades e para o público presente\". Já a Secretaria de Segurança informou que, por questão de hierarquia, o caso é de competência do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.
O coordenador de Núcleos Estratégicos da UFF, Eurico de Lima Figueiredo, informou que um tiro de revólver calibre 38 tem impacto menor do que o de uma pistola e percorre uma distância também menor, de 400 metros, sem precisão.