Título: Petrobras antecipa refinaria
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 06/03/2008, Economia, p. 26

RECIFE e IPOJUCA. A Petrobras antecipou em um ano, para 2013, a previsão de início da operação da refinaria Premium, que terá capacidade para produzir 500 mil barris de petróleo por dia, constituindo-se na maior do país. A informação é do diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, que visitou ontem o canteiro de obras da refinaria Abreu e Lima, no complexo industrial portuário de Suape (PE).

A Premium vai refinar petróleo leve e pesado e será voltada para o mercado externo. O local da nova unidade ainda vai levar ao menos três meses para ser escolhido. Já a Abreu e Lima - atualmente em obras de terraplenagem - terá capacidade para produzir 200 mil barris diários. Ela está sendo erguida em parceria com a PDVSA, da Venezuela. Costa disse não acreditar que o clima de instabilidade naquele país, que vive uma grave crise diplomática com a Colômbia, vá alterar o cronograma da empresa.

- Achamos que a tensão na Venezuela não terá impacto. Acreditamos que até o fim de março teremos finalizado os acordos necessários.

Enquanto as obras prosseguem, novos negócios surgem no entorno da refinaria. Foi assinado, ontem, um protocolo de intenções, pelo presidente da americana Oxbow, Brian L. Acton, pelo diretor da Petrobras e pelo governador Eduardo Campos (PSB), para a construção de uma unidade da Oxbow com capacidade para 1,5 milhão de toneladas por ano de coque.