Título: Jobim: não há bases das Farc no Brasil
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 06/03/2008, O Mundo, p. 31

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, descartou totalmente a possibilidade de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) estarem infiltrados na Amazônia, conforme especulou o presidente equatoriano Rafael Correa. Segundo ele, também não é necessário reforçar as fronteiras do país, pois a crise provocada pela ação colombiana de sábado contra as Farc em território equatoriano já está sendo contornada diplomaticamente.

- Não há notícias sobre isso (presença de uma base das Farc na Amazônia). Temos 25 mil homens na Amazônia e um pelotão de fronteira que conhece bem a região. Fiquem tranqüilos, a fronteira está protegida - garantiu o ministro, após a visita ontem ao submarino Tycuna, na Base Naval da Ilha de Mocanguê, em Niterói.

Jobim explicou ainda que será criado o Conselho de Defesa Regional Sul-Americano, para criar um plano de paz:

- Temos que pacificar e achamos que a formação de um conselho é o melhor remédio. A idéia é visitar toda a América do Sul neste segundo semestre, buscando soluções.

O ministro reiterou que o Brasil não vende armas ilegais para a Venezuela, conforme denunciou uma entidade que monitoraria ações belicistas.