Título: Líder das Farc estaria na Venezuela, diz rádio
Autor: Azevedo, Cristina
Fonte: O Globo, 06/03/2008, O Mundo, p. 32
Fontes colombianas afirmam que telefonema de Chávez para Reyes permitiu que guerrilheiro fosse localizado
BOGOTÁ. Uma rádio colombiana deu ontem uma versão até agora inédita sobre a morte de Raúl Reyes, o número 2 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), no último sábado. Segundo a Radio Cadena Nacional (RCN), uma ligação telefônica entre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o guerrilheiro teria sido interceptada, permitindo a sua localização. A RCN foi além. Citando fontes militares não identificadas, acrescentou que Manuel Marulanda, o líder do grupo, estaria escondido na Venezuela.
A notícia causou impacto no país. Apesar de vista com desconfiança por alguns especialistas, foi divulgada por Juán Gossain, diretor da rádio e jornalista respeitado. Além disso, a emissora é uma das principais da Colômbia.
Segundo as fontes ouvidas pela rádio, uma ligação por satélite foi feita em 27 de fevereiro, dia em que quatro reféns da guerrilha foram entregues a uma missão venezuelana. A chamada teria sido para Chávez contar a Reyes que tudo saíra bem. Os serviços de inteligência teriam detectado Reyes na Colômbia, mas perto da fronteira com o Equador. Ele a teria cruzado e então veio o ataque, em que Reyes morreu com mais 20 rebeldes.
A mesma fonte contou que Marulanda estaria na Venezuela. Segundo ele, o guerrilheiro, conhecido também como Tirofijo, \"está doente e se refugia num sítio\", não muito perto da fronteira. O traslado dos dez batalhões seria para proteger o líder e fundador das Farc.
Alfredo Rangel, especialista no conflito colombiano, vê as notícias com desconfiança, mas não afasta por completo a possibilidade:
-- Não se pode descartar, devido à estreita relação entre Chávez e a guerrilha. Mas há 40 anos Marulanda sobrevive na selva colombiana. É um território que as Farc conhecem bem. Não há nada que nos leve a pensar que iria sair de lá agora. Isso pode ser mais uma especulação sobre a localização de Marulanda.
Quanto a uma ligação telefônica, Rangel lembra que esse não costuma ser um meio utilizado pela guerrilha:
-- Uma chamada interceptada poderia não partir necessariamente de Chávez. Seria improvável uma comunicação direta entre os dois.
Segundo ele, as Farc em geral utilizam comunicações por escrito, mesmo correio eletrônico, como se viu com a apreensão do computador de Reyes. Ou então, usam emissários, intermediários.
EUA querem analisar documentos de Reyes
Mas na Venezuela, a informação de que Chávez teria ligado para Reyes também foi divulgada pelo site de notícias \"El Descifrado\", que citou fontes do Palácio Miraflores.
- Recebemos essas informações de fontes do palácio presidencial, que não identificamos por questões de segurança - disse a jornalista Ligia Perdomo, chefe de redação do site.
Outras versões também apontam os EUA como os responsáveis pela localização do guerrilheiro. Forças americanas da base de Manta, no Equador, teriam repassado a localização do acampamento para os colombianos. Mas o ministro da Segurança do Equador, Gustavo Larrea, reconheceu que ainda não há provas.
Ontem, o Departamento de Estado americano anunciou que vai analisar o conteúdo dos documentos retirados do computador de Reyes. Segundo o subsecretário de Estado para a América Latina, Tom Shannon, o estudo do material \"pode definir que medidas serão tomadas em relação à Venezuela\".