Título: Lula: eleição não pode atrapalhar economia
Autor: Alencastro, Catarina; Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 05/03/2008, O País, p. 5

CAMPINAS (SP). O presidente Lula afirmou ontem que não permitirá que a campanha eleitoral deste ano prejudique o processo de estabilidade da economia no país. Lula afirmou que, desde o ajuste fiscal promovido em 2003, o Brasil não tem mais se preocupado com questões como inflação e dívida externa e que, por isso, tais assuntos não podem ser alvo de disputa política em período pré-eleitoral.

- Não discutimos mais inflação nem dívida externa, isso está superado. Obviamente, sempre com cuidado, pois não podemos achar que está tudo resolvido e, a partir de agora, fazer a farra do boi. Nem tampouco achar que, por conta de uma eleição, a gente pode estragar e jogar fora o que construímos com muito sacrifício - disse o presidente, que ontem participou, em Campinas, da inauguração das novas instalações da Embrapa Monitoramento por Satélite.

Lula disse ainda que a crise econômica dos EUA não atingiu o Brasil porque hoje o país depende menos das exportações, e que o mercado interno está aquecido e é "o sustentáculo da economia".

- Tivemos coragem de diversificar nossas relações comerciais e não ficar dependendo apenas do dono do engenho. Fizemos muitas parcerias com bodegas mundo afora - disse Lula, numa referência à ampliação dos parceiros de comércio exterior do país. (Flávio Freire)