Título: Nancy Mangabeira terá indenização de R$ 100 mil como anistiada política
Autor:
Fonte: O Globo, 08/03/2008, O país, p. 17

Na véspera do Dia da Mulher, comissão aprova indenização para sete ex-ativistas

BRASÍLIA. Numa sessão especial em homenagem ao Dia da Mulher, a Comissão de Anistia aprovou ontem pagamento de indenização de anistiado político para sete ex-ativistas que lutaram contra a ditadura, entre elas Nancy Mangabeira Unger, irmã do ministro das Ações de Longo Prazo, Mangabeira Unger. Nancy, que teve o polegar da mão direita decepado por um tiro de fuzil, irá receber prestação única de R$100 mil.

O processo de Nancy foi relatado pela conselheira Suely Belato, que deu parecer favorável. O caso foi aprovado por unanimidade. Nancy foi uma das presas políticas trocadas pelo embaixador suíço Enrico Bucher, seqüestrado por organizações políticas de esquerda, em 1970. Durante a sessão, ela se emocionou e elogiou a decisão do presidente, Paulo Abrão, em criar o memorial da anistia.

¿ É uma forma de os jovens conhecerem essa história do passado ¿ disse Nancy, que vive em Salvador (BA).

A comissão aprovou também a condição de anistiada política de Clara Charf, que foi companheira do guerrilheiro Carlos Marighella, fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN), uma das principais facções de esquerda que se opôs à ditadura. Com a morte de Marighella, em 1969, Clara exilou-se em Cuba. Ela vai receber indenização em prestação mensal e continuada.

A comissão aprovou ainda anistia para Ana Wilma Moraes, que foi presa e torturada em 1969 e ficou 92 dias presa; Beatriz Arruda, que exilou-se no Chile e só voltou com a Anistia; Estrella Bursztyn, estudante e militante, torturada entre 1970 e 1973; Halue Yamaguti, costureira e militante do PCB, torturada pela repressão; e Maria Socorro de Magalhães, presa em Pernambuco, em 1972, submetida a sessões de tortura por horas.

A ministra Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres) participou da sessão. Adelina Dematti Alaye, uma das mães da Plaza de Mayo, de Buenos Aires (Argentina), também estava presente.