Título: Lula: soberania territorial do Equador foi violada
Autor: Azevedo, Cristina
Fonte: O Globo, 05/03/2008, O Mundo, p. 28
CAMPINAS, SP. Em meio a conflitos potencializados pela acusação da Colômbia de que a Venezuela sustenta financeiramente as Farc, o presidente Lula disse ontem que o entendimento do governo brasileiro é que a Colômbia violou a soberania territorial do Equador. O líder guerrilheiro das Farc Raúl Reyes foi morto durante operação militar da Colômbia em território equatoriano. Segundo a Colômbia, em seu computador foram encontrados documentos que provariam o envio de US$300 milhões do governo de Hugo Chávez às Farc.
Embora tenha evitado falar sobre o que chamou de especulações, quando questionado sobre o eventual repasse de milhões de dólares da Venezuela para as Farc, o presidente Lula afirmou esperar por entendimento entre aqueles países. Na sua opinião, a América do Sul não está preparada para conflitos.
- O Brasil, pela importância que tem no continente, não pode trabalhar com base em especulação. Ontem eu tive a possibilidade de conversar com o presidente Rafael Correa (Equador), com o Alvaro Uribe (Colômbia) e com Cristina (Kirchner, da Argentina). O dado concreto é que a Colômbia violou a soberania territorial do Equador. Esse é um dado concreto, admitido pelo presidente Uribe - afirmou.
O presidente Lula lembrou que o governo equatoriano ainda não aceitara as desculpas do presidente colombiano.
- O presidente Rafael Correa não aceitou o pedido de desculpas feito pela Colômbia porque é cheio de explicações. Ele (Correa) queria um pedido de desculpas mais direto, e também o compromisso de que a Colômbia não repetirá esse fato - afirmou Lula.
- Obviamente que, do ponto de vista prático, a Colômbia poderia ter pedido que o Equador fizesse a prisão dos membros das Farc, lá. Isso não aconteceu, então tem essa divergência, para a qual nós vamos ter que encontrar uma solução - emendou o presidente Lula, lembrando que "já faz tempo que tem uma guerra de nervos entre Colômbia e Venezuela".