Título: Otávio Leite desiste de disputa e apóia Gabeira
Autor: Menezes, Maiá; Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 10/03/2008, O País, p. 5

Tucano foi convencido por FH e Aécio; no PDT, convenção lança Paulo Ramos candidato

O maior obstáculo à candidatura do deputado verde Fernando Gabeira à Prefeitura do Rio caiu: o deputado estadual Otávio Leite (PSDB) anunciou ontem que desistiu da disputa, em nome, segundo ele, dos projetos políticos tucanos para 2010 e da unidade partidária. Leite contou ter recebido ligações do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

- Decidi em nome da unidade partidária, e atendendo ponderações de várias lideranças tucanas nacionais, diante da importância que o pleito tem esse ano para as eleições de 2010. E o PV é importante nesses projetos.

Gabeira disse que a decisão de Leite completa o processo de formação da aliança:

- Temos excelente relação. É uma pessoa que pode contribuir muito. Mas 2010 está longe. Para quem está enfrentando a situação do Rio, pensar em 2010 é escândalo.

No PDT, apesar da desistência do deputado estadual Wagner Montes, haverá candidato próprio à disputa da sucessão do prefeito Cesar Maia. Em convenção no sábado, cerca de 600 delegados escolheram o deputado estadual Paulo Ramos como candidato do partido. Com 75% dos votos, ele disse que a candidatura é para valer:

- A partir da escolha, discutiremos coligações deixando claro que o PDT não abre mão da cabeça-de-chapa.

Nem todos os pedetistas cariocas, porém, têm tanta certeza. Na Fundação Alberto Pasqualini (Centro do Rio), local da reunião, convencionais comentaram que Ramos terá de ultrapassar a casa do 1% nas pesquisas eleitorais, até junho, para provar que a candidatura é viável. Caso contrário, o PDT abrirá mão da cabeça-de-chapa em eventual coligação. Ramos teve 407 votos contra 140 dados ao Professor Álvaro.