Título: Aécio recebe Gabeira e anuncia apoio
Autor: Cotta, Sueli
Fonte: O Globo, 07/03/2008, O País, p. 10

Fernando Henrique também aprova candidatura de deputado a prefeito do Rio.

BELO HORIZONTE E RIO. Uma conversa de pouco mais de 30 minutos foi suficiente para que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves(PSDB), anunciasse o seu apoio à candidatura do deputado federal, Fernando Gabeira (PV), a prefeito do Rio de Janeiro, e sua participação na campanha. Segundo Gabeira, Aécio é um símbolo das pessoas que amam o Rio e desejam sua recuperação. Gabeira elogiou a gestão de Aécio.

- Estou aqui para buscar boas experiências administrativas e também por uma razão pessoal. Existem no Brasil milhares de pessoas que amam o Rio de Janeiro e o governador de Minas Gerais é o símbolo dessas pessoas. Tenho pedido a ele que procure, na medida do possível, organizar e estimular todas as pessoas que não vivem no Rio de Janeiro, mas que amam a cidade e acham que ela precisa se recuperar.

Aécio, por sua vez, disse que o PSDB, apesar de ter legitimidade de lançar um candidato no Rio, optou pelo apoio a Gabeira. O governador disse já ter a concordância dos três pré-candidatos tucanos - inclusive do deputado federal Otávio Leite que, no entanto, ainda não anunciou sua decisão.

- O que acontece no Rio interessa ao país. O fortalecimento econômico do Rio e a valorização cultural do Rio de Janeiro, interessam ao Brasil. Então, fico muito feliz com essa visita do Gabeira, feliz com essa decisão que o partido tomou regionalmente, sob o comando do ex-governador Marcello Alencar, mas com a participação de figuras como Otávio Leite, com quem eu conversei hoje e compreendeu a importância dessa convergência; como Andréa Gouvêa (vereadora), como o Luiz Paulo (deputado estadual), que eram os nossos três pré-candidatos, que mostram um desprendimento muito grande.

Segundo o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também foi escalado para tentar convencer Otávio Leite a desistir de concorrer à sucessão municipal.

O senador Tasso Jereissati afirmou ontem que o PSDB não está mais apenas nas mãos de São Paulo e se nacionalizou. As articulações de Aécio foram aprovadas por Tasso:

- Dou total apoio às articulações de Aécio. Ele é muito importante para todo o país e tem a simpatia do Brasil inteiro e começa a se movimentar com mais desenvoltura e com um discurso novo.

COLABOROU:Maiá Menezes