Título: Comunicação de interesse público
Autor: Amora, Dimmi; Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 09/03/2008, O País, p. 4

Na pesquisa com Ibope, agência quis revelar `incongruência¿ do brasileiro

SÃO PAULO. A agência que coordenou a pesquisa juntamente com o Ibope, a Nova S/B, já havia produzido outras pesquisas publicadas pelo GLOBO. Desde a sua criação, especializou-se em comunicação de interesse público, um setor novo no mercado publicitário que procura atrair empresas e consumidores com responsabilidade social.

Segundo o publicitário João Roberto Vieira da Costa, um dos sócios da agência, as pesquisas que realiza com o Ibope procuram entender a alma do brasileiro, seus medos e anseios, além de revelar suas preocupações e suas responsabilidades perante os diversos assuntos que o envolvem, como o meio ambiente, saúde.

¿ Queremos desenvolver trabalhos que sirvam para orientar um consumo mais responsável ¿ diz Vieira da Costa.

Nesta pesquisa, segundo o publicitário, o objetivo é revelar a ¿taxa de incongruências¿ do brasileiro.

¿ O brasileiro defende o meio ambiente, mas se comprar um terreno para construir uma casa e uma árvore atrapalhar o projeto da moradia, ele não tem a menor dúvida e derruba a árvore. O brasileiro diz não ser racista, mas não deixaria a filha casar com um negro. Até aceita o homossexualismo, desde que seu filho não seja homossexual. É a chamada taxa de incongruência ¿ explica ele.

A Nova S/B acaba de vencer uma concorrência internacional para produzir uma campanha mundial para a Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o cigarro. É a primeira vez que uma empresa com sede fora da Europa vence a disputa para produzir uma campanha mundial de combate ao tabagismo em 200 países de todo o mundo. A campanha estará no ar a partir de 31 de maio em todo o mundo.