Título: No Rio, PSDB e PPS decidem apoiar Gabeira e fazem hoje ato por aliança
Autor: Lima, Ludmilla de; Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 11/03/2008, O País, p. 9

Reunião entre os dois partidos e o PV discutirá detalhes da chapa

Acertada desde a semana passada, a aliança entre o PSDB, o PV e o PPS para as eleições municipais no Rio ganha hoje contornos oficiais. A três meses do fim do prazo para as convenções que homologarão as candidaturas, os três partidos fazem hoje ato em torno do nome do deputado federal Fernando Gabeira (PV), pré-candidato à Prefeitura do Rio. Em duas reuniões ontem, PSDB e PPS apararam as arestas internas e decidiram pela aliança.

O deputado federal Otávio Leite (PSDB) enviou carta ao diretório regional comunicando a desistência da pré-candidatura, depois de ter recebido ligações de integrantes do PSDB nacional, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Sem obstruções locais, o partido seguiu a orientação nacional e chancelou o apoio ao PV.

- Os três pré-candidatos do partido renunciaram, e amanhã (hoje) definiremos as regras da aliança - disse o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, presidente do diretório municipal do partido.

No PPS, a posição não foi unânime. O deputado estadual André Corrêa defendeu que o partido esperasse a manifestação da ex-deputada federal Denise Frossard, que acompanha em silêncio os rumos do partido no estado. Ainda é incógnita no PPS se Frossard participará da campanha de Gabeira.

Em Niterói, Godofredo Pinto desiste de apoiar PDT

Uma reviravolta semelhante ao lançamento do nome de Gabeira aconteceu em Niterói, na Região Metropolitana do estado, no fim de semana. O prefeito Godofredo Pinto acabou no domingo com o dilema que vinha atravancando a política no município: depois de uma semana cheia de negociações, ele decidiu tentar emplacar no PT a candidatura do secretário municipal de Cultura, André Diniz. Godofredo estava dividido entre apoiar uma aliança com o PDT, de Jorge Roberto Silveira, e uma candidatura do PT.

Com a decisão do prefeito, começa a briga entre os petistas de Niterói. Além de Diniz, são pré-candidatos o deputado estadual Rodrigo Neves, que lidera um grupo rival ao do prefeito dentro da legenda, e o secretário municipal de Educação, Waldeck Carneiro. Embora Rodrigo Neves esteja trabalhando há meses pela sua candidatura, e tenha mais chance de conseguir o posto do que o secretário de Educação, Godofredo aposta em um consenso do partido em torno da sua indicação.

- Pesaram fundamentalmente a percepção de que a vontade majoritária do PT era pela candidatura própria; a sinalização do governador Sérgio Cabral de apoiar o nome que eu viesse indicar; e o fato do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, não poder assumir um compromisso de contrapartidas com o PT - diz o prefeito sobre a sua decisão.