Título: Nos primeiros dias, contêineres servirão de canteiro
Autor: Mendes, Taís
Fonte: O Globo, 11/03/2008, Rio, p. 10

Operários serão chamados gradativamente

Os canteiros de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) começaram a ser instalados ontem no Complexo do Alemão e nas favelas de Manguinhos e da Rocinha, apesar do tiroteio nesta última. Nas três comunidades, operários vão construir estruturas de madeira para abrigar refeitórios, almoxarifados e escritórios. Nos primeiros dias, porém, contêineres serão usados. Na Rocinha, o canteiro começou a ser montado na garagem da Viação Amigos Unidos, na Estrada da Gávea. Uma retroescavadeira já está no local.

- Os trabalhadores das comunidades vão ser convocados de acordo com a demanda das obras - informou Samir Mansur, gerente das obras no Complexo de Manguinhos.

Lá, o canteiro fica no antigo Departamento de Suprimentos do Exército. No local, 15 homens da construtora Andrade Gutierrez trabalham na limpeza da área com mato alto. No Alemão, o canteiro foi montado no terreno da fábrica Cavo, na Avenida Itaoca.

Na Rocinha, nos próximos 15 dias, engenheiros se dedicarão a realizar cálculos e sondagens de terreno. Depois desse período, uma passarela provisória será construída na Auto-Estrada Lagoa-Barra e, dentro de um mês, a antiga será destruída, para a construção de uma nova desenhada por Oscar Niemeyer.