Título: Rio já terá TV digital em abril
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 11/03/2008, Economia, p. 19
Globo marca estréia para dia 20. Até junho, todas as redes devem oferecer tecnologia
No máximo em 20 de abril a TV digital aberta chegará aos lares fluminenses. A data foi a escolhida pela Rede Globo, que aproveitará seu aniversário para começar as transmissões nos 17 municípios da Região Metropolitana do Rio. Até o fim de junho, segundo o presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, as demais emissoras implantarão a tecnologia na capital e nas cidades próximas.
Serão contemplados Rio, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.
Cada empresa terá uma data própria de estréia no Rio, diferentemente do que aconteceu em São Paulo. Na Região Metropolitana paulista, as redes inauguraram o sistema juntas, em 2 de dezembro. SBT e Bandeirantes não falaram sobre prazos, e a Rede TV! ainda não fechou a data. A estratégia da Record é não revelar sua data, mas o diretor de Tecnologia, José Marcelo do Amaral, garante que a estréia ocorrerá no Rio até o fim deste semestre, bem como em Belo Horizonte.
Governo estuda subsidiar conversor
A tecnologia digital aumenta a qualidade da imagem e do som. Outra vantagem é a possibilidade de assistir à programação em celulares - que já começam a ser vendidos - e televisores portáteis, que podem ser instalados em carros, ônibus, trens e metrôs, por exemplo.
A expectativa é que os conversores (caixinha para captar os sinais digitais por aparelhos analógicos) tenham preços mais acessíveis quando a TV digital for lançada no Rio. O governo deve lançar um programa de subsídios semelhante ao Computador para Todos, para permitir a venda da caixinha por menos de R$200.
- No Rio, estamos reforçando nossa torre para a instalação das novas antenas, e em Belo Horizonte estamos só aguardando a chegada dos equipamentos - disse o diretor da Central Globo de Engenharia, Fernando Bittencourt.
A expectativa da Abert é que Brasília seja coberta no segundo semestre. Segundo Slaviero, Salvador e Fortaleza deverão contar com a TV digital entre dezembro e o fim do primeiro semestre de 2009:
- As emissoras estão acelerando a entrada em operação da TV digital para aproveitar os incentivos fiscais da importação dos transmissores, que terminam em dezembro de 2008.
A Record pretende implantar a tecnologia em Brasília e Salvador até o fim do segundo semestre. Para isso, a emissora dá prioridade à produção de programas em alta definição no horário nobre, que contará com filmes, novelas, jornalismo e programas de auditório.
Segundo Bittencourt, até o fim do ano a Globo quer implantar o sistema em afiliadas importantes, como Porto Alegre, Salvador e Fortaleza. Em 2009, Brasília e Recife vão aderir, bem como outras 20 associadas.
Apesar do desencontro no Rio, as emissoras estão conversando para iniciar as transmissões juntas em outras praças. É uma recomendação da Abert, que vê possibilidade de acordo em Brasília e Belo Horizonte. Estréia simultânea incentiva a compra de conversores, diz Slaviero.
- As emissoras estão mantendo o ritmo de investimentos e seguirão à risca o cronograma do ministério - aposta o executivo, sobre o cronograma de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, que só termina em junho de 2016, quando as transmissões analógicas serão encerradas.