Título: Clima: minorias são as mais afetadas
Autor:
Fonte: O Globo, 11/03/2008, Ciência, p. 28
ONG diz que preconceito agrava o impacto do aquecimento global
Em todo o mundo, o impacto das mudanças climáticas tem sido sentido. Seus efeitos, porém, estão afetando mais intensamente aqueles que têm menos condições de enfrentá-los: as minorias étnicas ou religiosas e os povos indígenas. Em Ásia, América Latina e Europa, são eles que têm ficado no caminho dos desastres ambientais causados pelas atividades humanas. E, na maior parte dos casos, a ajuda a essas minorias só chega por último. É o que garante um estudo feito pela ONG inglesa Minority Rights Group.
De acordo com o estudo, a sobrevivência dessas frágeis comunidades ¿ como o povo Sami, da região ártica da Noruega ¿ está em risco caso as autoridades não tomem consciência dos seus problemas urgentemente.
¿ As mudanças climáticas estão na pauta de discussão de todos os governos, mas o reconhecimento dos problemas enfrentados por essas minorias tem sido esquecido ¿ diz Ishbel Matheson, uma das autoras do estudo.
O relatório da ONG diz que muitas vezes, mesmo dentro de uma situação de tragédia ambiental, como as enchentes que castigaram a Índia no ano passado, grupos como os dalits (chamados intocáveis) foram os últimos atendidos e mesmo assim sofreram ¿discriminação gritante¿. O conflito de Darfur, no Sudão, é citado como um exemplo de como as mudanças climáticas podem ampliar um quadro social já grave.