Título: Lula diz que há corruptos em todos os setores
Autor: Borges, Waleska
Fonte: O Globo, 09/03/2008, Rio, p. 23

Presidente lança o Bolsa-Formação e, discursando para policiais e bombeiros, afirma ser preciso "separar o joio do trigo".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem, no salão nobre do Palácio Guanabara, o Bolsa-Formação, um auxílio de até R$400 para policiais que fizerem cursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Para uma platéia de policiais civis, militares e bombeiros, além de representantes de ONGs como a Central Única das Favelas (Cufa), Lula falou sobre corrupção:

- É preciso que a gente tenha em mente que o trabalho de vocês (policiais) é muito duro. E é verdade também que tem gente ineficiente que trabalha contra a própria auto-estima da polícia. Na polícia, tem corrução? Tem. E na política, não tem? No empresariado, não tem? No Poder Judiciário, não tem? Em todo segmento da sociedade tem - disse Lula, acrescentando que é preciso "separar o joio do trigo".

Lula arrancou aplausos da platéia quando disse que "os policiais são seres humanos, pobres, moram mal, ganham pouco" e que não podem ser responsabilizados pela violência atual.

- Acontece que, muitas vezes, a miséria é utilizada como cabide para levar gente a ter mandato neste país. E depois, todos nós ficamos cobrando da polícia - disse.

O presidente também foi elogiado pelo governador Sérgio Cabral, que, durante a cerimônia, contou ter presenteado Lula com um livro sobre o Cristo Redentor e com uma dedicatória: "Lula, o maior e o melhor amigo do Rio".

- Estamos vivendo um novo processo da relação do governo federal com os estados - ressaltou Cabral, que também falou sobre a valorização dos policiais. - Não se faz segurança pública sem dar a importância que os policiais merecem.

Na platéia, uma das mais ansiosas era a soldado da PM Aline de Carvalho Rocha, de 28 anos, que já está matriculada num dos cursos do Pronasci. Há 15 dias, ela já está fazendo pela internet o curso de isolamento e preservação de local de crime.

Na solenidade, um policial civil, dois militares e um bombeiro, todos beneficiados pelo Bolsa-Formação, receberam o cartão magnético das mãos das autoridades. Com o cartão, os agentes receberão o benefício todo mês.