Título: Presidente é condecorado no Real Gabinete
Autor: Monteiro, Flávia ; Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 09/03/2008, Rio, p. 23

Cavaco Silva quer maior cooperação entre os 2 países.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, participaram ontem, no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro, de uma de cerimônia comemorativa dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil. A solenidade foi aberta pelo presidente do Real Gabinete, Antônio Gomes da Costa, que entregou a Lula o título Laurel de Gratidão, condecoração máxima da instituição, oferecida também a Cavaco Silva, em 1993, na época primeiro-ministro de Portugal. Lula e Cavaco Silva receberam ainda uma medalha comemorativa dos 170 anos do Real Gabinete. O governador Sérgio Cabral também participou da cerimônia.

Em seu discurso, Cavaco Silva disse que intensificar a cooperação econômica entre Brasil e Portugal é um caminho para ambos alcançarem maior afirmação no cenário internacional. Lula destacou que os dois países "continuam irmãos em sua história e cultura comuns", e afirmou que essa relação privilegiada pode ser estendida aos demais integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP):

Após a solenidade, Lula e Cavaco participaram de um almoço que reuniu cerca de 40 autoridades dos dois países, no Palácio São Clemente, sede don consulado português no Rio de Janeiro. Lula voou ontem mesmo para Brasília.