Título: Empréstimos consignados
Autor: Colon, Leandro; Rocha, Marcelo
Fonte: Correio Braziliense, 01/05/2009, Política, p. 2

Bancos mantêm contratos com o Senado para oferecer aos 6 mil servidores da Casa empréstimo consignado em até 99 parcelas. Entre 2002 e 2004, o Banco Cruzeiro do Sul atuou sozinho no filão. A partir de 2006, a instituição contou com os serviços da recém-criada Contact Assessoria de Crédito, que passou a intermediar o negócio entre a instituição financeira e o Senado.

A Contact tem como sócia majoritária (66% das cotas) Maria Izabel Gomes, 83 anos, ex-babá de João Carlos Zoghbi, nos últimos 15 anos e até o mês de março diretor de Recursos Humanos, área responsável pela folha de pagamento do Senado de R$ 2,3 bilhões anuais.

Segundo reportagem da revista Época, a Contact foi bem remunerada pelos serviços prestados. Ela teria faturado R$ 2,3 milhões do Cruzeiro do Sul. Zoghbi admitiu que ocultou a propriedade da assessoria, que estaria em nome dos filhos, porque ela estaria impedida de contratar com a administração pública. Os filhos de Zoghbi eram comissionados no Senado, mas foram varridos de lá pela súmula antinepotismo.

Durante a semana, foram revelados novos detalhes sobre os negócios ocultos de Zoghbi. O ex-diretor cuidava pessoalmente de alguns contratos. E teria autorizado a formalização de empréstimos desrespeitando limites legais. Alguns desses contratos são alvos de contestação na Justiça.

Num cartório de Brasília, descobriu-se que uma das sócias da Contact deu a terceiros poderes para movimentar o dinheiro faturado pela empresa em contas mantidas em dois bancos. A prerrogativa inclui a remessa de dinheiro para o exterior.

Alvo de investigações no Senado e no Ministério Público Federal, Zoghbi deixou o comando do RH em meio à onda de escândalos que atingiu o Congresso Nacional. O Correio revelou que o funcionário cedeu a um dos filhos um apartamento funcional na Asa Norte enquanto residia numa mansão no Lago Sul.