Título: Apelo por votos em enterro de ex-vereador
Autor: Moreno, Javier
Fonte: O Globo, 09/03/2008, O Mundo, p. 39

MONDRAGÓN, Espanha. Milhares de pessoas participaram ontem, véspera das eleições espanholas, do enterro do ex-vereador socialista Isaías Carrasco, morto sexta-feira na cidade basca de Mondragón, num atentado atribuído ao grupo separatista ETA. A filha mais velha de Carrasco, Sandra, de 20 anos, exortou os espanhóis a irem de forma maciça às urnas hoje, em resposta ao atentado.

¿ Minha mãe e eu vamos votar, e isso é o que peço a todos, que votem. E aos que quiserem se solidarizar com meu pai e com nossa dor que vão maciçamente (às urnas), para dizer aos assassinos que não vamos dar um só passo atrás.

O ex-vereador, do Partido Socialista (PSOE), foi a primeira vítima fatal do ETA em 2008 e a quinta desde que o grupo rompeu o cessar-fogo, com um atentado no aeroporto de Barajas, Madri, em dezembro de 2006. Entre os políticos de presentes ao enterro estavam a vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega. O presidente da comunidade autônoma do País Basco, Juan José Ibarretxe, e chefes de governo de outras regiões espanholas também compareceram. Antes do enterro, centenas de pessoas observaram 15 minutos de silêncio em frente à assembléia regional de Mondragón.