Título: Brasil começa a receber GNL este ano
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 12/03/2008, Economia, p. 24
Petrobras fecha com a Shell contrato de compra de gás.
A Petrobras prevê receber, no segundo semestre deste ano, as primeiras cargas de Gás Natural Liquefeito (GNL) que será usado nas térmicas do Nordeste. A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, informou ontem que as cargas chegarão ao terminal de Pecen, que está em fase final de construção no Ceará. O navio de GNL Golar Spirit, fretado pela Petrobras, vai chegar ao Brasil em maio próximo.
A diretora explicou que as primeiras cargas terão volume capaz de atender um volume entre dois milhões e quatro milhões de metros cúbicos por dia de GNL. Ontem a Petrobras assinou contrato com a Shell para a compra de cargas firmes de GNL nos próximos três anos. O terminal do Ceará terá capacidade para regaseificar sete milhões de metros cúbicos por dia de GNL, e o do Rio, que ficará pronto em setembro próximo, de 20 milhões de metros cúbicos por dia.
Sem revelar os volumes contratados com a Shell, a diretora garantiu que este e outro contrato assinado com uma empresa não revelada no fim do ano passado asseguram o atendimento das necessidades de suprimento de gás natural do país para geração de energia termelétrica.
- A Shell é uma grande companhia no mercado mundial de GNL. E isso é importante para a Petrobras, que está entrando nessa área. Ao mesmo tempo, o contrato garantirá o suprimento das térmicas para geração de energia - afirmou Graça.