Título: Mais nove famílias recebem provas de vida
Autor:
Fonte: O Globo, 12/03/2008, O Mundo, p. 30

Piedad Córdoba entrega CDs com vídeos em que policiais e militares mandam mensagens para parentes.

BOGOTÁ. Com lágrimas e gritos de desespero misturados à alegria de confirmar que seus parentes estão vivos, famílias de nove policiais e soldados seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) receberam, segunda-feira à noite, provas de vida dos reféns. Os vídeos foram entregues pela senadora colombiana de oposição Piedad Córdoba.

Seis das famílias se reuniram na casa de Magdalena Rivas, de 59 anos, mãe do tenente da polícia Elkin Hernández Rivas, que foi levado pela guerrilha em 14 de outubro de 1998, em Caquetá.

¿ Meu filhinho, meu filhinho ¿ dizia, repetidas vezes, Magdalena, que não esperou os jornalistas irem embora e assistiu ao vídeo assim que pôs as mãos no CD em que ele estava gravado. ¿ Só uma mãe pode sentir o que estou sentindo. Só uma mãe pode sofrer por um filho da maneira que eu sofro. Só uma mãe pode me entender.

No vídeo, o tenente Hernández aparece bem mais magro do que nas fotos que estão espalhadas pela casa de Magdalena. Ele está com profundas olheiras e sem cabelo. Ao falar, parece frágil.

¿ À minha mãezinha, ao meu paizinho, a todos, quero dizer que os amo. Espero vê-los logo, e meu maior anseio é regressar logo para casa, abraçá-los muito forte e comentar tudo o que temos passado aqui. Os momentos agradáveis e os momentos difíceis ¿ disse Hernández para a câmera.

Ele estava sentado diante de uma mesa coberta com uma toalha colorida, colocada à frente de uma tela branca, ao fundo. Nota-se, porém, que a gravação foi feita na selva.

O policial agradece à senadora Córdoba e ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O vídeo, entretanto, parece ter sido gravado no fim do ano passado, pois ele desejava feliz Natal e feliz Ano Novo para seus parentes e amigos.

Na casa estavam também as famílias de Edgar Duarte, Alexis Torres, William Domínguez, Alvaro Moreno e Walter Lozano, e todas receberam CDs com imagens dos reféns. Além destes, Piedad também trouxe provas de vida de Luis Eraso, Alirio Martínez, Juan Galicio e de Pablo Moncayo. Este último, um cabo do Exército, é um dos reféns que há mais tempo estão em poder das Farc. Moncayo foi seqüestrado em dezembro de 1997.