Título: Um barco movido pela força das ondas
Autor:
Fonte: O Globo, 12/03/2008, Ciência, p. 32

Japoneses criam catamarã ecologicamente correto, que dispensa combustível.

HAVAÍ. No próximo domingo, o capitão japonês Kenichi Horie, de 69 anos, inicia uma viagem inédita. Ele vai tentar levar o catamarã Suntory Mermaid II, de Honolulu, no Havaí, até Kii Channel, na costa do Japão, usando apenas a força das ondas. E espera concluir a viagem de 3.780 milhas náuticas (7 mil quilômetros) em dois meses e meio.

A propulsão foi projetada por Yutaka Terao, do departamento de arquitetura naval e engenharia da University School of Marine Science and Technology. O mecanismo é montado na proa, em vez da popa, e foi desenvolvido para impulsionar o catamarã, independentemente de condições meteorológicas, altura das ondas ou direção. É formado por duas grandes nadadeiras que se movem com a ação das ondas, proporcionando velocidade média de 3 nós (5,5 quilômetros por hora), podendo chegar a 6 nós (10 quilômetros por hora) em mares com ondas grandes. Se o protótipo, que foi bem em testes, concluir a viagem, ele poderá ser uma opção de transporte limpo.

¿ O combustível fóssil vai acabar um dia. A propulsão das ondas é uma promissora forma de economizar energia ¿ diz.

A embarcação pesa 3 toneladas e mede 9,5 metros de largura por 3,5 de comprimento. Foi construída com alumínio reciclado e tem bateria solar para acionar luzes e outros sistemas. Se chegar ao canal Kii, ela será rebocada a um porto porque nessa zona não há ondas com força suficiente.